sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Qual o papel de uma Assistente Social?!


O papel desse profissional é se encarregar do planejamento e da implementação de políticas públicas para programas sociais relacionados ao bem estar da coletividade e à integração social de cidadão em situação de risco ou em regime de reclusão.
 
Fica a encargo do assistente social incluir pessoas excluídas na sociedade, através da elaboração de projetos que tem o objetivo de prevenir processos excludentes ou então projetos assistenciais que procurem restabelecer a cidadania de pessoas em situação de exclusão social. Nesse caso estão incluídos os detentos ou jovens e adolescentes que se encontram em instituições sócio educativas, então o papel do assistente social nesses casos é assegurar tanto o bem estar de quem permanece em regime de reclusão como prepara as pessoas para a reintegração social, através da criação de programas de capacitação para trabalho ou ações educativas.
 
Além disso, esse profissional também auxilia na elaboração de campanhas de alimentação, saúde, educação, cultura e recreação. De forma que ele atua em todos os campos sociais, tudo que é relacionado com relacionamento humano. A área de assistência à criança, que é uma das áreas sociais que merece maior atenção, o assistente social se encarrega de acompanhar os casos de denúncias de maus tratos ou abandono de menor, e também é responsável por encaminhar processos de adoção, fazendo o acompanhamento das famílias.
O mercado de trabalho é maior no Estado, mas muitas empresas estão oferecendo novas oportunidades de emprego, já que está sendo adotada por muitas empresas privadas, a estratégia que visa implementar institutos de ação social. Assim como as ofertas para o mercado de docentes, uma vez que aumentou o número de faculdades ligadas à questão social.
No caso do Estado que é o maior empregador sempre são realizados concursos públicos em várias regiões do país para preenchimento de vagas para assistentes sociais em seus quadros funcionais, como os programas de saúde pública e de assistência à criança e adolescente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário